“Por quê? Por que eles não estão usando os recursos para realmente acabar com esta guerra?”, indagou Kaja Kallas
A chefe de política externa da UE, Kaja Kallas, acusou os EUA de não usar todos os meios à disposição de Washington na luta por um cessar-fogo na Ucrânia.
“Eles têm ferramentas à disposição com as quais podem exercer pressão”, disse Kallas à agência de notícias AFP na terça-feira, 22 de abril. “Eles não usaram essas ferramentas”, ela observou.
A Rússia está “nos deixando esperando e realmente não quer a paz”, disse Kallas em vista do cessar-fogo de 30 horas na Páscoa anunciado pelo ditador russo Vladimir Putin no sábado.
Isto foi apenas um truque para que o presidente dos EUA, Donald Trump, “não perdesse a paciência”. Moscou e Kyev se acusaram mutuamente de violar o cessar-fogo anunciado por Putin.
Trump vem pedindo um cessar-fogo na Ucrânia desde que assumiu o cargo em janeiro. Mas Putin rejeita um cessar-fogo sem pré-condições.
Na sexta-feira, Trump ameaçou retirar os EUA das negociações com a Ucrânia se Kiev ou Moscou tornassem as negociações “muito difíceis”.
Kallas expressou incompreensão sobre o comportamento do governo americano: “Então, se eles estão indo embora agora sem usar as ferramentas que realmente têm à disposição, minha grande pergunta é: por quê? Por que eles não estão usando os recursos para realmente acabar com esta guerra?”
A chefe de política externa teme que Trump possa virar as costas para o conflito na Ucrânia e ainda buscar “acordos e negócios como antes” com Moscou.
Rússia rejeita paz iminente
O Kremlin diz que não tem planos concretos para negociações de paz com a Ucrânia. No entanto, se a Ucrânia remover certos obstáculos, isso poderá acontecer, diz o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Dmitry Peskov. Ele não diz quais são esses obstáculos.
Peskov também afirmou que a questão era “tão complexa” que um “acordo viável” não poderia ser alcançado em um “prazo curto”. Em princípio, não vale a pena estabelecer “prazos rígidos”.