O fotógrafo Fabio Setti, da revista New Yorker Magazine, esteve no gabinete do ministro Alexandre de Moraes no dia 26 de março, mesmo dia que a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete aliados réus no processo que apura uma tentativa de golpe de Estado.
Em seu Instagram, o profissional fez um relato de como foi recebido por Moraes e também falou sobre o que viu na sala, como uma camisa do Corinthians autografada, livros, imagens de orixás e de santos católicos.
– Ambiente amplo, de janelas grandes, com uma biblioteca recheada de livros, os quais o ministro alegou ter lido “quase todos”, seguido de uma risadinha faceira. Imagens religiosas como de alguns orixás, além de São Francisco e outros santinhos. A bença. Proteção nunca é pouca – escreveu Setti.
O profissional disse ainda que imaginou que o clima do trabalho seria tenso por causa do julgamento do líder da direita, mas Moraes o recebeu com um sorriso e fez brincadeiras sobre as poses que ele não faria para o ensaio.
– Assim que entramos no gabinete, o ministro nos recebeu com um largo sorriso e emendando na brincadeira: “Só não faço foto cruzando os bracinhos e olhando pra janela”. Gelo quebrado da melhor forma, o carisma é uma dádiva – disse o fotógrafo.
Com a publicação viralizada nas redes sociais, Fabio Setti acabou excluindo a publicação e ainda limitou os comentários das outras fotos por ele publicadas.