Adriane Lopes é eleita 3ª vice-presidente da FNP e fortalece protagonismo feminino entre prefeitos do Brasil

Compartilhar notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, foi eleita por unanimidade 3ª vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), durante a 87ª Reunião Geral da entidade, realizada nesta segunda-feira (7), em Brasília. A escolha reforça o protagonismo da Capital nas pautas de interesse nacional e destaca a representatividade feminina na liderança municipal, em um cenário onde apenas duas mulheres estão à frente de capitais brasileiras.

A eleição foi realizada na tarde dessa segunda-feira (7), durante a 87ª Reunião Geral da FNP, em Brasília; o evento segue até hoje, terça (8).

Eleita para o mandato de 2025 a 2027, Adriane Lopes é uma das duas únicas mulheres eleitas prefeitas de capitais no Brasil, junto com Emília Corrêa (PL), de Aracaju. Antes disso, Adriane foi eleita para o biênio de 2023 a 2025 para o cargo de vice-presidente de Desenvolvimento Social da diretoria da FNP. Ainda em 2023, na capital federal, quando as discussões da FNP foram levadas para o Senado, a chefe do executivo municipal foi a única Prefeita a apresentar e defender as cinco emendas da Frente para os senadores; o projeto já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados.

“Quando as mulheres ocupam cargos e conquistam espaços de poder, estamos influenciando outras mulheres a querer estar nesses espaços. A presença feminina na gestão pública não é temporária; estamos exercendo um direito de maneira permanente. Esta eleição e posse como vice-presidente é motivo de orgulho e alegria, mas também de grande responsabilidade, pois Campo Grande terá uma representante nas discussões nacionais que impactam a vida das pessoas. Teremos uma cadeira em uma das principais entidades que defendem os interesses dos municípios e dos gestores públicos. A nossa capital tem muito a ganhar e vamos lutar ainda mais por benefícios para nossa cidade”, destacou a prefeita.



Confira a composição da nova Diretoria da FNP 2025-2027:

Eduardo Paes na Presidente da Frente Nacional de Prefeitos
Sebastião Melo (Porto Alegre) na 1ª vice-presidência nacional
Ricardo Nunes (São Paulo) na 2ª vice-presidência nacional
Adriane Lopes (Campo Grande) na 3ª vice-presidência nacional.

87ª Reunião Geral da FNP

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, participou nessa segunda-feira (7) da abertura da 87ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). O encontro tratou dentre os temas desafios fiscais enfrentados pelas cidades brasileiras e o papel dos municípios na governança tributária do país. O evento segue até hoje, terça (8), em Brasília.

Também foram discutidos o impacto da Reforma Tributária nos orçamentos das grandes e médias cidades do país, além da gestão do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) no âmbito do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços, criado a partir da Reforma Tributária aprovada em 2023.

“É um assunto necessário e que precisa ser discutido. A FNP representa 60% da população do Brasil e 72% do PIB nacional, e isso precisa ser levado em consideração. Precisamos avaliar e entender a força da FNP. É uma discussão importante. Campo Grande é uma das capitais do Brasil que será diretamente impactada, já que a maior arrecadação vem dos serviços. Na ponta, as pessoas ainda não compreendem plenamente e não foram impactadas pelas informações sobre essa transição que estamos prestes a iniciar. Nós, que estamos no mandato, seremos os responsáveis por dar início a uma transição que afetará diretamente a gestão das cidades e a vida das pessoas nos municípios. Ressalto a necessidade do suporte técnico que a FNP terá que oferecer aos municípios de grande, médio e pequeno porte. Vamos sentir na pele os impactos da reforma e precisaremos administrar essas mudanças. Para isso, será fundamental o apoio técnico. Coloco-me à disposição para integrar este comitê técnico. Já fomos ao Senado para discutir essa pauta com outros prefeitos”, disse a Prefeita na abertura do evento.

Posicionamento

A gestão de Adriane Lopes possui uma marca histórica, quase 50% dos principais cargos de liderança no Executivo Municipal são ocupados por mulheres. A representatividade, que é inédita em Mato Grosso do Sul, coloca a capital em destaque no cenário nacional ao garantir que quase metade das posições de comando sejam lideradas por mulheres, demonstrando o compromisso com a igualdade de gênero e a participação feminina nas decisões estratégicas que moldam a cidade.

Em junho de 2024, Adriane foi anfitriã do 2º Congresso Nacional e Estadual Mulheres pela Paridade (COMPAR), realizado em Campo Grande e promovido pela Prefeitura em parceria com o Fórum Permanente pela Paridade Institucional e Política das Mulheres. Com o tema “Igualdade, Paridade e Democracia”, o evento reuniu especialistas renomados que compartilharam a sua visão sobre os mais variados temas associados a equidade e paridade, para discutir o fortalecimento da participação feminina em todas as esferas do poder e na sociedade, reforçando a importância de ampliar o acesso das mulheres a espaços de decisão.

A gestão municipal de Campo Grande está na lista das capitais que têm maior representatividade feminina em suas equipes, sendo elas:

Procuradoria Geral do Município – Cecília Saad Rizkallah;
Secretaria Especial da Casa Civil – Thelma Mendes;
Secretaria Municipal da Fazenda – Márcia Hokama;
Secretaria de Administração e Inovação – Andréa Rocha;
Secretaria Especial de Planejamento e Parceria Estratégicas – Catiana Sabadin;
Secretaria de Saúde – Rosana Leite;
Secretaria de Assistência Social e Cidadania – Camilla Nascimento (também vice-prefeita);
Secretaria Executiva da Mulher – Angélica Fontanari;
Instituto Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano – Berenice Jacob Domingues
Adir Diniz – Fundo de Apoio às Comunidades (FAC)

Scroll to Top