Secretaria de Educação (SEMED) realiza ações sociais no Dia Internacional de Conscientização do Autismo

Compartilhar notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram

No Dia Internacional de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promove uma série de ações com a comunidade escolar para celebrar a data.

Um exemplo disso é o projeto de horta social, iniciado pela professora Elizângela Barbosa, com o aluno Nicolas Ruiz França, na Escola Municipal Elpídio Reis. O projeto permitiu que os alunos desenvolvessem habilidades práticas e sociais, além de promover a conscientização sobre a importância da inclusão.

“Isso me trouxe alegria”, comenta Nicolas. “Já plantei tomate, alface, manjericão, cebolinha. Eu gosto de cuidar das plantas e ver elas crescerem.”

Elizângela Barbosa comenta sobre a importância do projeto para o desenvolvimento dos alunos com autismo. “Eles aprendem a cuidar das plantas, a trabalhar em equipe e a se comunicar de forma eficaz.”

A coordenadora do Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva, Tânia Maria Filiú, destaca a importância da conscientização sobre o autismo. “O Dia Internacional da Conscientização do Autismo foi criado para informar a população sobre os preconceitos e a discriminação que acontecem com o transtorno. É fundamental que as pessoas entendam que o autismo é uma condição que requer compreensão e apoio.”

Tânia também ressalta a importância dos projetos como a horta para o desenvolvimento dos alunos. “Projetos como esse permitem que os alunos desenvolvam habilidades sociais e educacionais, e não é apenas para alunos autistas, é para todas as crianças. Promover a inclusão e a conscientização sobre a importância da diversidade.”

E os projetos continuam durante todo o dia. Na manhã desta quarta-feira, 2 de abril, a Rua Treze de Maio, em Campo Grande, recebeu uma panfletagem sobre a conscientização do autismo. A ação promove a disseminação de informações sobre a conscientização deste dia.

À tarde, haverá uma palestra sobre seletividade alimentar em autistas, no auditório do IMPCG, às 13h30. O evento é para pais, responsáveis e profissionais que atuam com alunos autistas.

O secretário de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, destaca a importância da conscientização: “É fundamental que a população campo-grandense esteja informada sobre o autismo e suas especificidades. Queremos envolver a todos sobre a importância desse assunto.”

À noite, haverá uma live com a psicóloga Angela Virgolim, especialista em superdotação e altas habilidades. A live será transmitida das 19h até às 21h, com debates e tira-dúvidas. Angela Virgolim abordará temas como a diferenciação entre autismo e superdotação. A live é uma oportunidade para que o público se informe, tire dúvidas e aprenda mais sobre o assunto. A transmissão será realizada através do canal da secretaria de Educação.

Scroll to Top